Jotunheimen - Paulo Miranda

paulo miranda -fotografia & viagem

  • »Relatos

Olavsbu » Leirvassbu

3º dia - 04/08/2017

Caía uma fina chuva quando eu e dois casais, um alemão e um belga, iniciamos a caminhada, às 8:30 do dia 4/8, em direção ao refúgio Leirvassbu. A trilha toma o rumo norte e inicia a subida em direção ao colo Rauddalsbandet. Naquele dia chuvoso e com nuvem baixa, o vale em direção ao colo tinha a aparência de um lugar à parte do mundo, dominado por neve e rocha.

Com uma inclinação praticamente imperceptível, a subida da encosta sul é bem tranquila, apesar das pedras escorregadias, onde todo o cuidado é pouco. Passamos por dois lagos parcialmente coberto com gelo e, em torno das 10 da manhã, estávamos no topo da encosta norte do colo: uma íngreme encosta de neve (em torno de 45°) de uns 100 metros de altura: um ponto a exigir cuidado e onde os bastões de caminhada se pagam. Atingimos a base da encosta às 10:30, e pela frente nos esperava um monte de pedras no meio do caminho até a travessia do largo rio que escoa as águas do lago Nedre Høgvagltjønnen em direção ao lago Langvatnet: muita atenção nessa travessia, feita por sobre uma sequência de pedras em meio a volumosas águas e onde os bastões de caminhada ficam no lucro, pois já foram pagos na descida da encosta norte do colo Rauddalsbandet.

Vencida a travessia, alcançamos, ao meio-dia, a bifurcação com uma trilha que, pra direita, são 13km até o refúgio Gjendebu, às margens do lago Gjende, sendo que os primeiros seis correspondem a toda a margem norte do longuíssimo lago Langvatnet, conforme indicado no mapa da UT.no.

Viramos à esquerda, em direção ao Leirvassbu, e percorremos as margens nortes dos lagos Nedre (inferior) e Øvre (superior) Høgvagltjønnen até agingirmos, às 13:16, o colo Høgvaglen, aos pés do famoso pico Kyrkja (2.032m) e porta de entrada para o lago Leirvatnet, às margens do qual se encontra o refúgio particular Leirvassbu.

Às 14 horas, estávamos na porta do refúgio. Fiz o check-in, ocupei minha cama, pus a roupa molhada no tørkerom (cômodo pra secar roupa), tomei banho e me dirigi ao bar para saborear uma bem merecida cerveja com a companhia dos quatro companheiros de caminhada.

Copyright © Paulo Miranda -  2017