Trilha John Muir - Paulo Miranda

Sierra Nevada/EUA   agosto/2002

Trilha John Muir - Paulo Miranda

Sierra Nevada/EUA   agosto/2002

Eu soube da existência da John Muir Trail em 1999 pelo Shaun, um cara de Los Angeles que procurava, por e-mail, alguém com quem escalar no Rio. Entre uma escalada e outra e em meio a conversas sobre montanhismo, ele comentou sobre essa fascinante trilha. De volta aos EUA, ele me enviou um livro que descrevia todo o percurso e fornecia as informações básicas para quem quer se aventurar a percorrê-la.

Três anos se passaram até que surgiu a oportunidade de trilhar a John Muir. O primeiro passo, como sempre, é dado bem antes de se pisar na trilha. Quem já deu pernas a uma idéia, sabe que o planejamento é tão fascinante quanto a própria viagem. São as expectativas crescendo dia após dia, o prazer do sonho tornando-se realidade... À medida que se busca as informações, que se resolve um detalhe, que se consegue aquela dica bacana, a imaginação cria asas e a trilha vai se tornando cada vez mais concreta. Já é quase possível senti-la ali, ao alcance das mãos... ou debaixo dos pés, para ser mais exato.

Decididos a época do ano (Agosto) e o sentido da caminhada (norte-sul), o passo seguinte foi solicitar a permissão com antecedência, já que o número de visitantes é limitado nos meses do verão setentrional. No início de Março, já com essas questões burocráticas resolvidas, veio os detalhes operacionais: preparação física elaborada por Carlos Sposito (companheiro de escalada e primeiro brasileiro a participar da Maratona das Areias em 1999); o que levar e como diminuir ao máximo o peso da mochila (o minimalismo acabou se tornando, para mim, um estilo de vida no montanhismo); elaborar o reabastecimento durante a caminhada; estudar sobre os ursos; página na Internet e etc e etc e etc...

Meses depois, encerrada a fase das pesquisas, expectativas, estudos, alta do dólar, solicitações, esperas, decisões, mais alta do dólar e outras ansiedades mais, só me restava, então, seguir o conselho do próprio John Muir:

"Escale as montanhas e sinta suas boas vibrações. A paz da natureza fluirá dentro de você assim como os raios do sol fluem por entre as árvores. Do vento, absorva o frescor, e da tempestade, a energia; e as preocupações murcharão como folhas no outono."

(John Muir, em Our National Parks, 1901)

Copyright © Paulo Miranda - 2002/2017