Trilha John Muir - Paulo Miranda

Sierra Nevada/EUA   agosto/2002

Trilha John Muir - Paulo Miranda

Sierra Nevada/EUA   agosto/2002

John Muir (1838-1914)

John Muir em seu escritório - cortesia de Sierra Club Colby Library

John Muir nasceu escocês e migrou com a família para os EUA em 1849. Em 1868, depois de uma viagem pelo leste dos EUA, Cuba e Panamá, Muir chega à Califórnia, onde, no mesmo ano, conhece o lugar que influenciaria toda a sua vida - a Sierra Nevada, mais especificamente, o Vale do Yosemite. Consciente da importância e da fragilidade desse vale, que se encontrava ameaçado pela criação de ovelhas, Muir se envolveria pessoalmente na luta pela criação do Parque Nacional de Yosemite em 1890.

Os primeiros Parques Nacionais surgiram com o objetivo de preservar alguma curiosidade cênica ou natural, como aconteceu com os famosos gêiseres de Yellowstone, o primeiro Parque a ser criado no mundo, em 1872. John Muir teve um papel fundamental na mudança dessa perspectiva ao propor a preservação de áreas naturais com o foco em seus aspectos ambientais, científicos e educacionais. Muir reconhecia a importância dos ecossistemas e suas inter-relações para a manutenção da vida no planeta, ao mesmo tempo que via o homem como parte do mundo natural, e não o centro dele.

Pensador e escritor, seus trabalhos somam mais de 300 artigos e 10 livros, dentre os quais destaca-se Our National Parks (1901), que influenciaria o presidente Roosevelt a estabelecer 5 Parques Nacionais, 23 Monumentos Nacionais e 148 milhões de acres de Florestas Nacionais. Além de liderar o movimento pela criação do Parque Nacional de Yosemite, Muir participou de campanhas públicas que resultaram na criação dos Parques Nacionais das Sequóias (1890), Mount Rainier (1897) e Grand Canyon (1919), além do Monumento Nacional Petrified Forest (1906). Em 1892, participa da fundação da primeira organização ambientalista dos EUA, o Sierra Club. Escolhido como primeiro presidente, ocupou o cargo até sua morte em 1914, aos 76 anos de idade.

John Muir às margens do Lago Mirror - cortesia de Sierra Club Colby Library

Visualizando a preservação de áreas naturais como uma política governamental, Muir estabeleceu as diretrizes que deram origem ao U.S. National Park Service, criado em 1916. O fato de que as idéias e objetivos por trás dessa instituição serviram de modelo para outros países no desenvolvimento de suas respectivas políticas de Parques Nacionais, põe em destaque, mais uma vez, o lugar ocupado por John Muir na história ambiental contemporânea.

"Todos precisam de beleza assim como de pão; de lugares onde se divertir e orar, onde a Natureza possa curar, encorajar e fortalecer tanto o corpo quanto a alma."

(John Muir, em The Yosemite, 1912)

Copyright © Paulo Miranda - 2002/2017