Trilha John Muir - Paulo Miranda

Sierra Nevada/EUA   agosto/2002

Trilha John Muir - Paulo Miranda

Sierra Nevada/EUA   agosto/2002

 

A trilha

John Muir Trail

Por entre as montanhas e vales da Sierra Nevada - uma cordilheira de granito na Califórnia cujas formas foram modeladas pelo gelo do último período glacial, há mais de quinze mil anos - encontra-se a John Muir Trail, a mais famosa trilha dos EUA. Completada em 1938, ela segue os passos de John Muir - um importante naturalista norte-americano - através dos lugares que ele tanto se empenhou em preservar.

Ligando o Parque Nacional de Yosemite ao Monte Whitney, que, com 4.417 metros de altitude, é a montanha mais alta dentro dos 48 estados contíguos (exceto o Alasca e o Havaí), a JMT cruza o Ansel Adams Wilderness, que leva o nome do mestre da fotografia que imortalizou a Sierra Nevada em clássicas fotos preto-e-branco; o John Muir Wilderness, maior área de preservação ambiental da Califórnia; e os Parques Nacionais Kings Canyon e das Sequóias, este último criado para proteger as antiqüíssimas e enormes coníferas conhecidas como sequóias (Sequoia gigantea).

Seus 340 km de extensão, a maior parte acima dos 2.700 metros, atravessam a região mais intocada e inóspita da Sierra Nevada. São dezenas de picos acima dos 4.000 metros, em meio a geleiras e lagos alpinos, rios e cachoeiras, vales e canyons profundos, bosques, pumas, ursos... enfim, um lugar ideal para quem realmente deseja sentir o coração da Natureza.

"Milhares de pessoas estressadas e cansadas de civilização estão descobrindo que ir para as montanhas é ir para casa; que a natureza é uma necessidade."

(John Muir, em Our National Parks, 1901)

Copyright © Paulo Miranda - 2002/2017